Política
19/09/2025
O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), relator do projeto que antes tratava de anistia e agora mira apenas na dosimetria das penas, afirmou nesta sexta-feira (19) que não há rascunho do texto e que a proposta não buscará embate com o Supremo Tribunal Federal (STF).
“Não é de anistia, é de dosimetria. Nós não queremos e não vamos fazer nenhum projeto que vá de encontro com o Supremo. Anistia já foi considerada inconstitucional. Então, qualquer projeto que fale de anistia não vai para lugar nenhum”, disse em entrevista à GloboNews.
Segundo Paulinho, o projeto deve ser “curto e grosso”, com foco em reduzir penas específicas, mas sem contemplar crimes contra a democracia. A Câmara pretende votar a matéria na próxima quarta-feira (24).
O relator admitiu que o texto pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas ressaltou que o alcance será geral. “Esse é um projeto para todos e não para uma pessoa”, afirmou. Ele explicou que a redução de penas não cobrirá atos antidemocráticos, mas pode alcançar crimes como dano ao patrimônio.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas