RN registra aumento de 52% nos incêndios em vegetação no 1º semestre deste ano

Example news
CBMRN
Acender fogueiras e queimar lixo em áreas abertas são as principais causas de incêndios em vegetação, segundo o CBMRN.

Meio Ambiente

16/09/2025

O Corpo de Bombeiros Militar Estadual registrou um crescimento de 52% nos incêndios em vegetação no estado em 2025. O levantamento, divulgado hoje (16), mostra que, entre janeiro e agosto, foram contabilizados 842 atendimentos. No mesmo período de 2024, foram 553 casos. Em 2023, haviam sido 557 registros. A média atual é de 105 ocorrências por mês em todo o território potiguar.

O diretor do Comando Operacional do CBM, coronel Marcos Miranda, ressaltou que o aumento preocupa e exige a união de forças institucionais e comunitárias. “Esse crescimento nos preocupa e reforça a necessidade de uma atuação conjunta. Estamos fortalecendo a Operação AMA (Abrace o Meio Ambiente), em parceria com prefeituras e câmaras municipais”, afirmou.

A Operação AMA busca ampliar a conscientização da população por meio de campanhas educativas e ações preventivas em todas as regiões do RN. A iniciativa envolve palestras, mobilizações comunitárias e fiscalização reforçada nos municípios.

O CBM reforça ainda medidas simples que podem evitar tragédias e preservar o meio ambiente: não acender fogueiras, não queimar lixo em áreas abertas e nunca descartar bitucas de cigarro em locais secos, já que essas práticas são as principais causas de incêndios em vegetação.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas