Meio Ambiente
16/09/2025
O Corpo de Bombeiros Militar Estadual registrou um crescimento de 52% nos incêndios em vegetação no estado em 2025. O levantamento, divulgado hoje (16), mostra que, entre janeiro e agosto, foram contabilizados 842 atendimentos. No mesmo período de 2024, foram 553 casos. Em 2023, haviam sido 557 registros. A média atual é de 105 ocorrências por mês em todo o território potiguar.
O diretor do Comando Operacional do CBM, coronel Marcos Miranda, ressaltou que o aumento preocupa e exige a união de forças institucionais e comunitárias. “Esse crescimento nos preocupa e reforça a necessidade de uma atuação conjunta. Estamos fortalecendo a Operação AMA (Abrace o Meio Ambiente), em parceria com prefeituras e câmaras municipais”, afirmou.
A Operação AMA busca ampliar a conscientização da população por meio de campanhas educativas e ações preventivas em todas as regiões do RN. A iniciativa envolve palestras, mobilizações comunitárias e fiscalização reforçada nos municípios.
O CBM reforça ainda medidas simples que podem evitar tragédias e preservar o meio ambiente: não acender fogueiras, não queimar lixo em áreas abertas e nunca descartar bitucas de cigarro em locais secos, já que essas práticas são as principais causas de incêndios em vegetação.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas