Segurança Pública
08/10/2025
O Rio Grande do Norte registrou apenas um caso de apreensão de bebidas falsificadas em 2025, segundo levantamento da Tribuna do Norte.
O caso ocorreu em março, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal, quando um homem foi preso com 289 garrafas falsificadas de whisky, vodkas e energéticos, além de rótulos, tampas e selos falsos.
Entre as marcas apreendidas estavam Johnnie Walker, Jack Daniel’s, Chivas e Old Parr.
Apesar do baixo número de ocorrências no estado, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Natal intensificou fiscalizações em bares, restaurantes e distribuidoras.
“Desde que começaram a veicular as primeiras notícias acerca da adulteração das bebidas, o Procon Natal já foi para as ruas realizar fiscalizações de forma educativa”, afirmou a diretora do órgão, Dina Pérez.
Ela orienta comerciantes a comprar apenas de fornecedores legalizados e consumidores a desconfiar de preços muito abaixo do mercado.
O reforço das ações ocorre após a explosão de casos de intoxicação por metanol em São Paulo e outros estados, que já deixaram três mortos e mais de 200 notificações em investigação.
O governo federal anunciou a criação de um comitê para combater a produção e o comércio de bebidas adulteradas, em parceria com a sociedade civil e o setor de bebidas.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas