STF forma maioria para condenar Bolsonaro e outros réus na Trama Golpista

Example news
Victor Piemonte/STF
Placar chegou a três a um após a ministra Cármen Lúcia acompanhar o relator Alexandre de Moraes e Flávio Dino.

Justiça

11/09/2025

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria hoje (11) para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus por todos os crimes apontados pela Procuradoria-Geral da República na chamada Trama Golpista.

O placar chegou a 3 a 1 após a ministra Cármen Lúcia acompanhar o relator, Alexandre de Moraes, e o ministro Flávio Dino. Os três votaram pela condenação de Bolsonaro, seus ex-auxiliares e militares.

Os crimes com maioria pela condenação incluem:

Golpe de Estado

Abolição violenta do Estado Democrático de Direito

Organização criminosa

Dano qualificado contra patrimônio da União

Deterioração de patrimônio tombado

O único réu que terá exclusão de dois crimes é Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin e deputado federal, que será excluído dos crimes de dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

O julgamento segue na Primeira Turma, e a decisão final poderá ter impacto significativo sobre a responsabilização de ex-auxiliares e militares envolvidos nos atos investigados.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas