Justiça
09/09/2025
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma hoje (9) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados, acusados de participar de uma tentativa de golpe, para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022.
O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, abre a sessão às 9h, com um voto que deve se estender por cerca de quatro horas. Ele apresentará a análise individual das condutas, podendo propor penas ou absolvições, além de responder a questões processuais levantadas pelas defesas.
Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Bolsonaro é apontado como líder de organização criminosa, o que pode agravar a pena. Os réus respondem por crimes como tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada e atentado contra o Estado Democrático de Direito.
Após o voto de Moraes, o próximo a se pronunciar será o ministro Flávio Dino. A expectativa é de que os dois posicionamentos encerrem o primeiro dia de julgamento.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas