Justiça
08/09/2025
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomará amanhã (9) o julgamento da tentativa de golpe de 2022, com sessões previstas até sexta-feira (12). A Primeira Turma vai iniciar a fase de deliberações sobre o processo que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados.
Os ministros devem analisar preliminares apresentadas pelas defesas, incluindo contestações à delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. O relator, ministro Alexandre de Moraes, será o primeiro a votar, seguido por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.
Após a etapa processual, o colegiado avançará para o mérito, quando decidirá pela condenação ou absolvição dos réus.
Quais decisões estão em jogo?
Os ministros podem decidir pela absolvição ou pela condenação de um ou mais réus.
Absolvição: o processo é arquivado.
Condenação: além da decisão, os ministros definirão, por maioria, a pena de cada acusado, levando em conta o grau de participação nas ações. O relator apresenta um cálculo inicial, que pode ser mantido ou ajustado pelos demais integrantes da Turma.
Em ambos os cenários, cabem recursos no próprio STF. Eles podem buscar mudanças na decisão colegiada, seja para tentar reverter a condenação ou, no caso de penas aplicadas, para reduzi-las.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas