Justiça
13/10/2025
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia amanhã (14) o julgamento do chamado “núcleo 4”, grupo investigado por envolvimento na tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
A condução das sessões, que seguem nos dias 15, 21 e 22 de outubro, ficará sob responsabilidade do ministro Flávio Dino, que assumiu recentemente a presidência da turma.
De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), os sete réus são acusados de integrar uma rede de desinformação voltada a desacreditar o processo eleitoral e atacar as instituições democráticas.
Entre eles estão militares da ativa e da reserva, além de um ex-agente da Polícia Federal e o presidente do Instituto Voto Legal.
Os acusados respondem por crimes como golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Segundo o Ministério Público, o grupo “tinha conhecimento do plano maior” e suas ações foram consideradas fundamentais para gerar instabilidade social e tentar romper a ordem constitucional.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas