Política
10/09/2025
Líderes europeus repudiaram hoje (10) a invasão do espaço aéreo da Polônia por drones russos, abatidos por caças poloneses e da Otan. O governo polonês afirmou que mais de dez drones Shahed foram neutralizados e que sistemas de defesa aérea estão em alerta máximo.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, classificou a ação como “uma violação sem precedentes” e disse que a União Europeia defenderá “cada centímetro quadrado” de seu território.
O primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, declarou que o país “nunca esteve tão perto de um conflito armado desde a 2ª Guerra Mundial” e avisou que está pronto para reagir a novas provocações.
Segundo as Forças Armadas polonesas, os drones foram abatidos durante a madrugada, quando sobrevoaram o leste do país. Um deles caiu danificado na vila de Czosnowka.
Alguns aeroportos, incluindo o de Varsóvia, chegaram a ser fechados preventivamente. O governo convocou reunião extraordinária do Conselho de Ministros para discutir medidas de segurança.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas