TRE alerta eleitores com biometria pendente por meio do WhatsApp

Example news
Divulgação/TRE/RN
Grande parte dos eleitores realizaram alistamento durante a pandemia, quando a coleta biométrica foi suspensa.

Eleições

22/09/2025

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE) começará a enviar mensagens personalizadas via WhatsApp, a partir de hoje (22), para eleitores que ainda não realizaram a coleta de digitais. A expectativa é que cerca de 3.600 mensagens sejam enviadas por dia, de segunda a sexta-feira, ao longo de dois meses.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Marcos Maia, o sistema cruza dados do cadastro eleitoral com a localização dos eleitores, permitindo mapear onde estão e enviar mensagens informando sobre a situação do título e indicando o cartório eleitoral mais próximo. A tecnologia foi desenvolvida por um servidor do TRE do Acre.

Cerca de 145 mil eleitores no estado ainda têm pendências com a Justiça Eleitoral. De acordo com a presidente do TRE, desembargadora Lourdes Azevêdo, grande parte dessas pessoas fez o alistamento durante a pandemia, quando a coleta biométrica foi suspensa.

O uso do WhatsApp deve tornar a comunicação mais direta e eficaz, além de agilizar a regularização do cadastro eleitoral e otimizar o processo de coleta biométrica no Rio Grande do Norte.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas