Política
30/01/2026
A Assembleia Legislativa (AL) deve iniciar na próxima semana a definição das regras da eleição indireta para o Governo do Estado, prevista para ocorrer até abril.
A Mesa Diretora prepara um projeto de lei, em elaboração na Procuradoria, que precisará de maioria simples para vigorar e poderá receber emendas nas comissões.
Segundo o procurador-geral da Casa, Renato Guerra, parte das normas já decorre da Constituição Federal e do Supremo Tribunal Federal (STF), que em 2022 reconheceu a autonomia dos estados para disciplinar o rito, sem violar princípios constitucionais.
O formato deve seguir voto aberto e nominal, chapas fechadas com governador e vice, maioria absoluta no primeiro turno e segundo turno se necessário, com critério de desempate ainda a definir.
A eleição indireta só ocorrerá se forem confirmadas as renúncias da governadora Fátima Bezerra (PT) e do vice Walter Alves MDB) até 4 de abril.
Nesse cenário, a votação deve ocorrer em até 30 dias, com 24 deputados votando.
Pontos como prazo mínimo de filiação e desincompatibilização seguem em debate e podem afetar nomes cogitados, enquanto a campanha tende a ser restrita pelo caráter excepcional do processo.
*Com informações do Agora RN.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.
ver mais
Receba notícias exclusivas