Justiça
28/01/2026
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que estados e municípios prestem contas em até 30 dias sobre os beneficiários finais de emendas parlamentares aplicadas no Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).
O não envio “ensejará a adoção de medidas coercitivas cabíveis, sem prejuízo da apuração da responsabilidade dos agentes públicos omissos”, advertiu.
Relator de ações sobre emendas, incluindo as chamadas emendas Pix, Dino supervisiona a regularização de repasses que não permitem identificar o destino final dos recursos, exigência fixada pelo STF em 2022.
Segundo o ministro, a falta reiterada de relatórios “compromete deveres básicos de transparência e rastreabilidade”, após tentativas desde março do ano passado.
Na decisão, Dino citou informações preliminares que apontam renúncias fiscais de até R$ 34 milhões para uma única empresa e classificou a omissão como “circunstância que se revela ainda mais grave”.
Em março, o Ministério do Turismo e a Advocacia-Geral da União (AGU) informaram que não conseguiram cumprir ordem anterior por falta de dados dos entes subnacionais.
O Perse foi criado na pandemia da covid-19 e concedeu isenções ao setor de eventos.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.
ver mais
Receba notícias exclusivas