Justiça do RN libera novas licenças urbanísticas em Natal

Example news
Alex Régis
Edificações da Via Costeira geraram 6,4 milhões em ICMS ao Rio Grande do Norte em 2025.

Justiça

02/02/2026

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ) concedeu efeito suspensivo a recurso da Prefeitura do Natal e derrubou a decisão que barrava novas licenças urbanísticas e alvarás de construção.

Com isso, volta a valer a Lei Municipal nº 7.801/2024, que cria as Áreas Especiais de Interesse Turístico e Paisagístico (AEITPs), incluindo a Via Costeira.

Ao analisar o pedido do Município, o desembargador Saraiva Sobrinho apontou falta de fundamentação na decisão de primeira instância.

“A decisão recorrida, aparentemente, não se encontra fundamentada”, escreveu, ao citar que a suspensão foi baseada apenas nos princípios da prevenção e precaução.

Para o relator, a paralisação sem base concreta pode gerar prejuízos administrativos e “repercussões à segurança jurídica dos administrados”.

A eficácia da lei foi restabelecida até o julgamento do mérito pelo colegiado, e o processo seguirá para manifestação da Procuradoria-Geral de Justiça.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas