Política
30/01/2026
O prefeito de Ielmo Marinho, Fernando Batista Damasceno, conhecido como Fernando de Canto de Moça (MDB), foi solto ontem (29), um dia após ser preso em flagrante na Operação Securitas, da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.
A primeira-dama Adriana Leocádio Damasceno, detida na mesma ação, também foi liberada por decisão da desembargadora Sandra Elali, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ), em audiência de custódia.
A magistrada avaliou que não havia elementos para manter a prisão e determinou que o casal responda em liberdade, com medidas cautelares como recolhimento domiciliar noturno e comparecimento mensal ao juízo.
Com a decisão, o prefeito retorna imediatamente ao cargo, já que os fatos apurados não têm relação com a gestão municipal.
Fernando foi preso na manhã de quarta-feira (28), em flagrante por embaraço à investigação e ocultação de provas, ao tentar se desfazer de dinheiro e de um celular durante o cumprimento de mandados de busca, quando foram apreendidos R$ 60 mil.
A operação investiga suspeitas de porte ilegal de arma de fogo, constituição de milícia privada e organização criminosa.
Em nota, a defesa afirmou que “os fatos em apuração remontam a meados de 2023” e que o gestor vai colaborar com as investigações.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.
ver mais
Receba notícias exclusivas