Planalto corre contra o tempo por pautas eleitorais no Congresso

Example news
Agência Brasil
O presidente da Câmara, Hugo Motta, e o presidente Lula.

Política

02/02/2026

Com a volta do Congresso, o Palácio do Planalto tenta avançar pautas ligadas à reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva, mas enfrenta prazo curto e agenda congestionada.

Pesam os vetos ao projeto da dosimetria, que reduz penas do ex-presidente Jair Bolsonaro, e a pressão por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o Banco Master.

A Câmara inicia os trabalhos com a votação da Medida Provisória do Gás do Povo, que garante botijão gratuito a famílias do Cadastro Único e perde validade em 11 de fevereiro.

Também estão no radar a MP de renegociação de dívidas rurais, a discussão sobre o fim da escala 6x1, a regulamentação de trabalhadores por aplicativos e impasses na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, alterada pelo relator e rejeitada pelo governo.

A oposição mira os vetos presidenciais e a CPI do Master como instrumentos de desgaste. “As prioridades são derrubar o veto ao projeto da redução de penas e instalar a CPI do Banco Master. Depois, vamos focar em derrotar o governo Lula nas eleições”, afirmou o líder da oposição, deputado Cabo Gilberto (PL-PB).

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas