Vivaldo Costa pode ser a saída para o PT no mandato-tampão

Example news
Assecom/ALRN
Vivaldo Costa, deputado estadual.

Política

30/01/2026

A governadora Fátima Bezerra está longe de uma solução que possa garantir a vitória de um nome do PT na eleição indireta na Assembleia Legislativa, em abril.

Ela já declarou publicamente que o candidato preferencial é Carlos Eduardo Xavier, secretário estadual da Fazenda e pré-candidato ao governo.

Além de Cadu, o PT potiguar admite se articular em torno do deputado Francisco do PT, líder do governo na AL.

Em vista disso, podemos concluir que essas são as duas opções da líder petista. Talvez, as únicas.

Com apenas oito votos na largada desse processo, Fátima precisa compor com os demais blocos — o do bolsonarismo e o do prefeito Allyson Bezerra — para alcançar algum êxito.

A governadora já recebeu recados de que não vai rolar um nome do PT. Corre sério risco de perder a votação do mandato-tampão se insistir na pretensão de Cadu ou de Francisco do PT.

— Em política, nem tudo o que a gente deseja se materializa. Fátima sabe que não tem condições políticas para impor um nome do seu grupo — observou uma fonte.

Há uma movimentação política em torno do deputado estadual Vivaldo Costa, governista, eleito pelo PV da federação com o PT.

Objetivamente, os líderes dos partidos ligados a Allyson — União Brasil, PP, PSD e MDB — estão discutindo a viabilidade de Vivaldo no processo. Na segunda-feira passada, trataram do assunto, em Natal.

A solução “Vivaldo” foi recebida com simpatia pela maioria do bloco.

Allyson Bezerra seria ouvido na quarta-feira, mas a Operação Mederi atropelou tudo.

O ex-governador Vivaldo Costa tem dito aos interlocutores que pode aceitar a missão; todavia, precisa conversar com os irmãos e com a governadora Fátima Bezerra.

O papa-jerimum é só mais um nome à mesa da sucessão estadual.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas