Brasil
02/05/2025
Após se reunir com o presidente Lula nesta sexta-feira (2), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, pediu demissão do cargo.
A situação dele era insustentável desde a operação da Polícia Federal que investiga descontos indevidos de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
Carlos Lupi admitiu que havia tomado conhecimento das irregularidades apontadas pela CGU (Controladoria Geral da União) a partir de denúncias feitas por aposentados lesados.
Ao demitir o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, na semana passada, Lula acreditava que a crise estaria controlada.
Ledo engano. Acossado por uma CPI que ganha corpo na Câmara dos Deputados, o presidente da República age para debelar o fogo, e evitar nova queda de popularidade por causa do escândalo.
Resta saber se o presidente Lula perderá o apoio do PDT no Congresso Nacional.
Políticos e sindicalistas ligados ao partido já falam abertamente na possibilidade de afastamento do líder petista.
Wolney Queiroz, secretário-executivo do Ministério da Previdência, ligado ao PDT, foi nomeado por Lula para substituir Carlos Lupi.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas